USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Projetos (Linhas de Pesquisa)

1) Eletrocatálise: nesta linha de pesquisa estuda-se a correlação entre o material eletródico e a cinética e o mecanismo de reações de transferência de carga, incluindo os intermediários quimissorvidos e a deposição de metais em regime de subtensão.

2) Deposição de Metais e Ligas: este tema inclui estudos abrangendo tanto os primeiros estágios de deposição (eletrocristalização) como a formação de depósitos massivos de metais e ligas amorfas e cristalinas de interesse científico e tecnológico. Envolve também a preparação e estudos em ultramicroeletrodos e em eletrodos de grande área efetiva.

3) Óxidos derivados de Sol-Gel para aplicações eletroquímicas: os estudos nesta área envolvem a preparação, caracterização e determinação das propriedades eletroquímicas relativas a eletrocatalise, proteção à corrosão, etc., de óxidos metálicos preparados pelo método sol-gel sobre diversos substratos.

4) Eletroanalítica Aplicada a Alimentos e Materiais de Interesse Biológico e Ambiental: o objetivo nesta área é desenvolver e aplicar metodos eletroanalíticos na determinação de contaminantes e poluentes tais como metais pesados, herbicidas e outras substancias tóxicas eletroativas, em alimentos, fluidos biológicos, águas, solos e outras amostras de interesse da química ambiental.

5) Instrumentação Eletroquímica e Eletroanalítica: desenvolvimento de instrumentação adequada para a utilização em eletroquímica e eletroanalítica. Nesta linha, propõe-se desenvolver interfaces conversoras AD/DA para a conexão de instrumentação eletroquímica (potenciostatos, polarógrafos, etc.) com microcomputadores, picoamperímetros, e outros instrumentos, principalmente para a utilização com ultramicroeletrodos.

6) Materiais e Protótipos para a Eletrólise Industrial: nesta linha, investiga-se a obtenção, caracterização e aplicação de materiais eletrocatalíticos para a produção de hidrogênio e oxigênio de alto grau de pureza, pela decomposição eletrolítica da água. Recobrimentos catalíticos de ligas metálicas e de óxidos mistos são obtidos e caracterizados. Além disto, a confecção de protótipos de bancada permite o teste dos materiais obtidos, em situação similar àquelas observadas em plantas industriais.

7) Nanoscopia Aplicada à Eletroquímica: onde se propõe a investigação da topologia de superfícies de interesse com as técnicas de microscopia de tunelamento ou microscopia de força atômica. Imagens de superfícies com ampliação tão grande que se torna possível uma resolução atômica, permitem obter um conhecimento muito mais detalhado das propriedades físicas destas superfícies, assim como analisar domínios de eletrodepósitos e recobrimentos com propriedades catalíticas ou semi-condutoras.